menu

Sofía Juárez Gatica

Sou uma pessoa apaixonada pela História/Arte e pela cultura de Madri, pelas viagens, pela gastronomia e pelo ensino, fiz de tudo isso a minha profissão e a minha vida. Estudei especificamente o curso universitário de Guia de Turismo na Argentina, homologuei esses estudos na Espanha, na Universidade de Alcalá de Henares, a pós-graduação em informação turística a fiz em Madri, aperfeiçoei as línguas em Sicília e em Dublin. Durante um tempo morei, também, em Praga / República Checa e em Amam / Jordânia. Residir em todos esses lugares me permite conhecer de primeira mão a cultura e as expectativas dos turistas que nos visitam e, sobretudo, saber o que esperam do nosso país e de suas pessoas.

Depois de trabalhar três anos como guia ambiental num Jardim zoológico / botânico fiz rotas medievais pelo Norte da Espanha para turismo nacional durante dois anos e como guia local durante nove anos, circuitos turísticos mais comerciais. Tudo com grupos grandes, pequenos, VIP, fam trip, incentivos, estudantes; uma grande oportunidade para verificar que cada núcleo de viajantes é um organismo único e que depende muito do trabalho do guia que essa experiência de viagem seja, também, única.

Combinando o trabalho, obtive minhas classificações como guia local, ortogadas pelos organismos oficiais relevantes. Desde 2008 minhas rotas têm transcorrido por Madri, minha cidade, onde me satisfaz sempre interpretar as grandes obras do Museu do Prado, mostrar profundamente a singularidade de Picasso o que significa o multiculturalismo da nossa capital do século XXI.

Além disso, sou guia local de Toledo, Ávila e de Segóvia. Convido os meus turistas para viajarem à Idade Média comigo e para se colocarem no lugar dos que construíram magníficas muralhas e catedrais, daqueles que forjaram o esplendor dessas três cidades Patrimônio da Humanidade.

Com frequência os turistas e alguns agentes de viagens me perguntam se sou especialista na Idade Média ou na Pintura Barroca, e devo confessar que não: minha especialidade é o turismo e os turistas e com orgulho afirmo que sou Guia Oficial.